terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Domínio .b.br e a segurança da informação




Visando à segurança da informação, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciou em 2008  o início da operação do Domínio de Primeiro Nível (DPN) b.br para instituições financeiras. Com essa medida, os usuários de serviços bancários pela Internet passam a contar com uma nova opção, que isolará o segmento bancário do conjunto de outras aplicações comerciais. Isso porque as outras aplicações comerciais fazem a utilização do .com. A fim de impedir a existência de páginas falsas (fake pages), o NIC.br criou o .b só para bancos.

Algumas da fraudes costumeiras e que preocupam os usuários ficam impossibilitadas no b.br. Por exemplo, um site que tenha nome terminado em b.br é, certamente, um banco. Isso visa principalmente aumentar a segurança dos usuários na rede.

Como saber se o .b é realmente de uma instituição financeira?

 O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desde dezembro de 2005 implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, conforme explicitado no comunicado ao público e no estatuto do NIC.br.

Quem quiser fazer um registro de um domínio com .b.br terá que se submeter a um triagem realizada pelo NIC.br, haja vista, de  acordo com as regras para registro desses domínio, o nome registrado com o DPN .b.br tem que ser, OBRIGATORIAMENTE, de uma instituição financeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário