segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vídeo e Conexões

 Hodiernamente, existe uma gama muito grande de conexões de entrada e saída de vídeo que vem em diferentes dispositivos.

A saída de vídeo pode ser analógica ou digital e existem padrões que podem funcionar das duas formas, mas vamos direto ao assunto:

VGA (Video Graphics Array): Conexão convencional encontrado nos monitores e computadores, normalmente usa um conector revestido de azul e com 15 pinos de conexão. Apesar de ser uma conexão analógica pode ser usada para resoluções de alta definição e isso inclui o 1080p e valores ainda maiores. Apesar de conhecido como VGA o nome correto para esse conector é D-SUB ou Conector DB.

RCA: Conexão analógica que pode ser utilizado para sinais de áudio (branco/vermelho) ou vídeo (amarelo). Esses conectores tornaram-se bastante populares e ainda hoje são encontrados em TV´s modernas. 

S-Video (Separate Video ou Super Vídeo): Conexão analógica que transmite o sinal de vídeo  em canais separados, sendo um para o vídeo em preto e branco e outro para o vídeo colorido. O conector é parecido com o PS/2 utilizado por mouses e teclados antigos. 

Component Video (Vídeo Componente): Conexão analógica que transmite o sinal de vídeo em 3 canais diferentes separando as cores RGB (red, green e blue) cada uma em uma cana separado. Utiliza cabos similares aos RCA´s e apesar de permitir resolução em alta definição perdeu espaço para o DVI.

DVI (Interface de Vídeo Digital): Conexão que pode ser tanto analógica quanto digital. Apesar de versátil é um conector que perdeu espaço para o HDMI, mas que ainda pode ser encontrado em placas de vídeo e monitores e permite resolução de alta definição.

HDMI (High-Definition Multimedia Interface): Conexão digital que transmite áudio e vídeo no mesmo cabo. Dependendo da versão podemos ter também um canal de comunicação Ethernet para a conexão de dados. O HDMI simplifica a vida do usuário diminuindo a quantidade de cabos e permitindo resoluções em altíssima definição como o novo padrão 4K que será utilizado nas transmissões da copa do mundo de 2014. 

DisplayPort: Assim como o HDMI o DisplayPort permite a transmissão digital de áudio e vídeo e na versão 1.2 permite que até 3 monitores sejam conectados simultaneamente no mesmo cabo, desde que os monitores sejam compatíveis ou um hub DisplayPort seja utilizado. Permite resoluções em alta definição e é compatível com o novo padrão 4k.

São muitos padrões de conexão e já vi questões envolvendo esses conectores, mas na prática devemos nos preocupar apenas com os padrões VGA, HDMI e DisplayPort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário